Já repararam no frio que está? Eu já andava a comentar que estava farta do calor fora de época mas não era preciso as temperaturas descerem tanto. Estamos sempre a queixar-nos do tempo, ora porque está calor, ora porque está frio. Mas… está frio! Por estar frio, apetece receitas de forno e a mim apetece-me scones.
Apesar de não ter aqui muitas receitas, sou fã de scones! Foi das primerias coisas que experimentar fazer na Bimby, há um ano atrás, quando chegou “cá” a casa. (Não foi exactamente nesta casa porque, entretanto, já mudei de casa duas vezes.)
A tradução de buttermilk para português é leitelho mas como acho a palavra feia, resolvi-me a deixar o nome em inglês. A receita que segui é esta mas só fiz metade. O método de preparação do buttermilk é algo assustadora porque se talha o leite para que esta adquirir a consistência certa. Mas após experimentar em várias receitas, fiquei rendida.

Ingredientes:
150 g de leite Terra Nostra
1 c. sopa de sumo de limão ou vinagre
220 g de farinha com fermento
1 c. sopa de açúcar branco
1 pitada de sal
30 g de manteiga Terra Nostra

Preparação Thermomix-Bimby:
Começar por preparar o buttermilk: adicionar uma colher de sopa de sumo de limão aos 150 g de leite e deixar repousar meia hora.
Pré-aquecer o forno a 180º C e colocar uma folha de papel vegetal num tabuleiro de forno.
Colocar no copo a farinha, o sal, o açúcar e a manteiga no copo e misturar durante 5 seg/ vel 6.
Adicionar o buttermilk e misturar 15 seg/ vel 3.
Deitar colheradas de massa no tabuleiro de forno e levar ao forno durante cerca de 15 minutos até ficarem dourados. (Ou colocar a massa numa superfície enfarinhada, fazer um rolo, cortar pedaços com cerca de 3cm e levar ao forno a cozer.)
Servir com doce ou compotas a gosto.

tempo de preparação: 20min
dificuldade: *
vegetariano: sim
para crianças: sim
ingrediente principal: leite


Siga-me aqui:

Anúncios