Revi recentemente o Twin Peaks e tinha que fazer a tarte de cerejas do Double R Diner, aquela tarte pela qual o Agent Cooper se baba. Além disso, chegou cá a casa uma caixa de cerejas vinda directamente do Fundão.
Encontrei várias receitas aqui, aqui e aqui. Mas, acabei por seguir esta receita do blog eat, litlle bird por ser a que tem os ingredientes mais simples de encontrar e porque o resultado final aparenta ser delicioso.
As quantidades da receita são para uma tarteira de 22cm. Usei uma de silicone para mais facilmente desenformar, o que só é possível após a tarte arrefecer completamente. Diminuí a quantidade de cerejas da receita original e, ainda assim, sobrou recheio mas a massa foi à justa para a tarte de cerejas.



Ingredientes:
200g de farinha
150g de manteiga à temperatura ambiente
30g de açúcar em pó (= 30g de açúcar branco pulverizado)
½ c. sopa água
2 ovos
cerca de 1400g de cerejas pesadas com caroço → 900g de cerejas descaroçadas
80g de açúcar mascavado claro
1 ou 2 c. chá de essência de baunilha (ou açúcar baunilhado) a gosto
sumo e raspa de um limão
leite q.b.
2 c. sopa de farinha de milho




Preparação Thermomix®:
Colocar no copo a manteiga, a farinha e o açúcar em pó e misturar 15 seg/ vel 1. Adicionar um ovo e a água e envolver 30 seg/ vel 3. Se a massa ficar muito pegajoso, adicionar farinha. Reservar durante 30 minutos no frigorífico envolvido em película aderente ou num saco de plástico.
No copo limpo, pulverizar a casca de limão com o açúcar mascavado. Adicionar as cerejas descaroçadas, a essência de baunilha e programar 5 min/ 100º / colher inversa/ vel 1.
Juntar o sumo de limão e a farinha de milho, envolver cuidadosamente com a espátula e, em seguida, programar 5 min/ 100º / colher inversa/ vel 1. Reserve e deixe arrefecer.
Divida a massa em duas bolas, uma ligeiramente maior que a outra.
Estenda a bola maior de massa com um rolo da massa entre duas folhas de película aderente até ter cerca de 5mm de espessura. Retire uma das folhas da película aderente e transfira a massa, com a película aderente virada para fora, para a tarteira e remova-a cuidadosamente a outra folha. Corte o excesso da massa após ter preenchido a tarteira. Coloque o excesso da massa novamente em película aderente e volte a colocar no frigorífico para a decoração da tarte.
Encha a tarteira com o recheio e reserve.
Estenda, agora, a bola menor de massa usando o mesmo processo anterior e coloque por cima do recheio.
Numa tijela, bata o ovo com um bocado de leite e barre a tarte com esta mistura.
Com a massa remanescente, estenda-a, crie formas e coloque-as em cima da tarte como decoração. Volte a barrar com a mistura de ovo com leite. 
Antes de ir ao forno, pode ainda coloque açúcar (a gosto) por cima da tarte.
Coza a tarte, em forno aquecido a 175º C, durante cerca de 35 minutos ou até a tarte ficar dourada.








Log LadyPie. Whoever invented the pie? Here was a great person. In Twin Peaks, we specialize in cherry pie and huckleberry pie. We do have many other types of pie, and at the Double R Diner, Norma knows how to make them all better than anyone I have ever known. I hope Norma likes me. I know I like her and respect her. I have spit my pitch gum out of my mouth onto her walls and floors and sometimes onto her booths. Sometimes I get angry and do things I’m not proud of. I do love Norma’s pies. I love pie with coffee.



P.S.: Esta tarte deveria ter sido feita a 20 de Fevereiro mas sem cerejas seria deveras complicado.



Siga-me aqui:

Anúncios