Acho que se pode dizer com segurança que quase toda a gente, neste país, gosta de bacalhau. Pessoalmente, não gosto de alguns alimentos que a maioria adora mas parece-me que o bacalhau é quase consensual.
Para esta refeição fiz um misto de cozinha tradicional e preparação na Bimby. Basicamente, usei a Bimby para fazer o puré de batata e cenoura enquanto o bacalhau assava no forno. Claro que podia ter usado a Varoma para cozer o bacalhau enquanto fazia o puré mas apetecia-me mesmo era algo que me lembrasse bacalhau à lagareiro vs bacalhau com broa.


Ingredientes:
2 postas de bacalhau congeladas
pão ralado aromatizado (com alho e orégãos)
água e azeite q.b.

150g de cenoura descascadas e cortadas em pedaços
350g de batata descascadas e cortadas em pedaços
200g de leite
sal q.b.
20g de manteiga
pimenta e noz-moscada q.b.


Preparação:
Comece por preparar o pão ralado aromatizado. (Usei o que tinha congelado.)
Comecei por descongelar ligeiramente o bacalhau no micro-ondas (cerca de 10min) e depois cozi ligeiramente as duas postas (outros 10min). (Ligeiramente porque a ideia era só dar um entalão para diminuir o tempo de forno.)
Com o bacalhau quase cozido, coloquei as duas postas num tabuleiro e coloquei por cima o pão ralado aromatizado e coloquei no forno. Só coloquei azeite pouco antes de retirar do forno para não servir demasiado seco.
Enquanto o bacalhau assava, preparei o puré.



Para o puré, coloquei a borboleta no copo da Bimby juntamente com a batata, a cenoura, o leite e o sal e programa-se 30 min/ 100º / vel 1.
Findo este tempo, adicionar a manteiga, pimenta e noz-moscadas a gosto e programar 30 seg/ vel 3.


Siga-me aqui: