Sendo hoje o dia do iogurte (que se celebra desde 2005), não ía deixar passar sem experimentar um novo iogurte. Após várias pesquisas, deparei-me com esta receita do blog Uma Pedra de Sal que me pareceu absolutamente deliciosa. Recomendo a leitura do post onde encontrei informação muito útil sobre iogurtes.

Ingredientes:
1L de leite (fresco) meio gordo ou gordo
100g de chocolate de leite
5g de folhas de hortelã-menta frescas
(1 colher de chá de infusão de hortelã-menta)
3 grãos de cardamomo verde
50g de açúcar
50 gr de leite em pó | 3 colheres de sopa de leite em pó
1 iogurte natural


Preparação:
Coloque o leite no copo da Bimby e, por cima, o cesto.
Lave as folhas de hortelã-menta (frescas), esmague os grãos de cardamomo e coloque-os no cesto. (Acrescentei uma colher de chá de infusão de hortelã-menta porque não tinha folhas frescas de hortelã-menta suficientes.) Programe 10 min/ 90º / vel 1. Deixe arrefecer até aos atingir os 50º C. (Basta, para isso, deixar na Bimby até marcar 50º C ou menos.) Retire o cesto.
Junte o chocolate cortado em cubos e o açucar e programe 1 minuto, velocidade 7.
Adicione o leite em pó e o iogurte e programe 4 min/ 50º / vel 4.
Distribua por copinhos esterilizados e coloque na iogurteira durante 10 horas OU envolva numa manta polar e deixe fermentar 10 horas em ambiente quente (dentro do forno desligado).
Após arrefecer, coloque no frio durante 4 horas antes de consumir.

Antes e depois da fermentação:

iogurte (do turco yoğurt, pronúncia [jɔˈurt], do adjetivo yoğun, “denso” ou “tornar denso”) é uma forma de leite em que o açúcar (a lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana1 . É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutaschocolate ou outro tipo de adoçante.O iogurte é um alimento que tem origem nos Balcãs e, tal como outros produtos derivados do leite fermentado, como o leben árabe, o koumisrusso, o jugurt turco ou o kefir caucasiano, remontam há milhares de anos.No entanto, a sua comercialização teve início a partir da constatação feita pelo médico Ilya Ilyich Mechnikov, premiado com o Nobel da Fisiologia ou Medicina em 1908.O iogurte além de poder aumentar a longevidade, possui outras benéficas propriedades nutricionais, graças aos fermentos lácteos, como oLactobacillus bulgaricus e o Streptococcus termophilus, aos quais se juntam o leite, depois de homogeneizado e pasteurizado. Devido ao facto de ser obtido mediante fermentação láctea, o iogurte é muito fácil de digerir, o que o torna o produto ideal para pessoas com problemas gastrointestinais. Contudo, não se esgotam aqui os benefícios deste alimento. Por exemplo o seu consumo regula o sistema imunológico, sem esquecer que se trata de uma excelente fonte de cálcio e, como tal, a sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças. Os lactobacilos (bactérias presentes no leite) executam a função láctica, em que o produto final é o ácido láctico. Para isso eles utilizam, como ponto de partida, a lactose, o açúcar do leite. O sabor azedo do leite fermentado deve-se ao ácido láctico formado e eliminado pelos lactobacilos. O abaixamento do pH (aumento de acidez) causado pelo ácido láctico provoca a coagulação das proteínas do leite e a formação do coalho, usado na fabricação de queijos e iogurtes.

Quanto ao processo de fabricação

  • Iogurte tradicional – onde a fermentação ocorre dentro das embalagens;
  • Iogurte batido – a fermentação ocorre em dornas e posteriormente o iogurte é embalado;

Quanto aos ingredientes

  • Iogurte natural – feito apenas de leite e microorganismos fermentadores.
  • Iogurte com frutas – com polpas e pedaços de frutas.
  • Iogurte com aromas – presença de aromatizantes.

Quanto ao teor de gordura

  • Iogurte Integral – não há nenhuma alteração na quantidade de gordura original do leite
  • Iogurte Semi-desnatado – mais raro, há uma retirada significativa na quantidade de nata
  • Iogurte Desnatado – não há nata